21.12.17

Tratar por "Você". Sim ou não.

UUUUUUuuuu, assunto sério...

Hoje foi o dia.
Ao fim de 3 anos e meio insultaram-me como mãe. Tirando todos os palpites que nos levam a baixo, foi um insulto a sério. E o pior é que foi um insulto dirigido à minha filha em vez de directamente a mim. 

"Sua mal-criada! Não se trata os avós por "tu", só por "você". Os avós e os pais. Mas a CULPA não é tua, é dos teus pais que não te sabem dar educação. Depois admiram-se que daqui a uns anos...."

A frase ficou por aqui. E ainda bem.
O pior ainda é ter sido feito pelo meu próprio avô.

Eu trato quem não conheço (inclusivamente pessoas mais novas!) por você. Sempre fui educada a isso e faço questão de o fazer, por uma questão de educação, sim, mas também de respeito para com o outro. Como é o caso de familiares mais velhos. No caso de desconhecidos, essa coisa do "respeito" dá que falar. Eu trato-os por você, mas isso não quer dizer que os esteja a respeitar. Pelos vistos, o caso acima demonstra isso mesmo. Há faltas de respeito bem maiores do que tratar uma pessoa por tu
Para mim, o caso acima foi claramente uma falta de respeito a mim, à minha filha e à minha forma de educá-la. A forma como ele o disse também. 
Eu ouvi e calei. Sabe Deus o que me custou. Afinal, respeitar os mais velhos é isso também. Não  é só tratar por você, é também respeitar as suas opiniões, por mais que eu discorde delas. 

O ensinar a E. a tratar as pessoas por "você" já estava nos planos, só não estava tão cedo. Se ela com 3 anos ainda se engana a conjugar tempos verbais na segunda pessoa do singular, como ensinar também a conjugá-los segunda pessoa do plural? Como dizer-lhe que há pessoas "diferentes" a quem chamar por você?
Pensei que havia tolerância para uma criança de 3 anos. Pensei que havia tolerância na família para isto que é "criar e educar uma criança". Afinal não. Shame on us. 

Diria eu, no limiar do meu mau-feitio, que esta "conversa" acabou por levar o respeito que eu sinto pela pessoa em causa ao limite.
E trato-o por você à mesma. 

Sem comentários: